Intervalo ABC Serviços de Recuperação de Dados

Home Recuperação Envio do HD Contato Referência

Sobre nós
Como chegar
Formulário
Dicas
Ajuda
Marcas de HD
Desempenho
Disco rígido
 
Recuperação em sistemas RAID

Recuperação de dados em sistemas raid

A recuperação de dados em sistemas RAID é muito complexa e exige experiência além de alto nível de conhecimento dos técnicos que vão realizar o serviço.

Nossos técnicos são extremamente hábeis e já concluiram centenas de recuperações em sistemas RAID com sucesso.
Somos treinados em servidores de todas as marcas, sistemas operacionais e sistemas de arquivos, incluindo:

Windows 95/98/ME/NT/2000/XP Linux
Windows Server NT/2000/2003 Macintosh
NTFS/FAT/FAT32/DOS Netware
Unix/HPUX HFS/HFS+
EXT2/EXT3/Reiser UFS/VxFs/NFS

Recuperar dados em sistema raid

A complexidade de muitos servidores operando vários sistemas operacionais pode causar situações de perda como:

Falha no controle RAID Configuração RAID corrompida
Perda do registro de configuração do servidor Falha em vários drives
Falha na remontagem RAID Substituição acidental de componentes
Defeito intermitente em HD Formatação acidental de HD's

Recuperação de disco rígido

Não importa que nível de instalação RAID você possua em sua empresa, nossos técnicos tem experiência nesse tipo de recuperação de arquivos. Além disso, muitas vezes, os discos rígidos de sistemas RAID apresentam os mesmos problemas de discos rígidos de usuarios individuais como:

Sistema não inicia Defeito lógico no HD
Ataque de vírus Arquivos corrompidos
Unidades ou partições inacessíveis Defeito físico no HD
Ruídos estranhos no HD Danos por contato com fogo ou água
Incapaz de funcionar ou carregar os arquivos Mídia contaminada ou danificada
Arquivos apagados por acidente O HD não é reconhecido na BIOS
Recuperar arquivos

Recuperação de dados em sistemas RAID sempre apresenta novos desafios.

Nos últimos anos, muitas empresas tem migrado seus sistemas de armazenamento de arquivos para o sistema RAID. Mesmo sendo reconhecido como altamente seguro, estável e muito rápido, ele não está livre de enfrentar os mesmos problemas que enfrenta um computador comum como: defeito no disco rígido, sistema operacional corrompido, um simples erro humano, etc, etc.

Sistemas RAID com certeza são os mais complexos dispositivos para a recuperação de dados pois, além dos arquivos poderem estar em qualquer uma das unidades do sistema, cada uma delas pode ser de um fabricante diferente e sendo assim precisar de cuidados diferentes.

Tecnologia e experiência, juntas num só objetivo.

Mesmo que os equipamentos e técnicas mais avançadas sejam essenciais, nada ainda supera a experiência de um técnico em recuperação de dados e que no final fará a diferença entre uma recuperação bem sucedida ou não.

Para que a recuperação de dados em sistemas RAID seja possível e bem sucedida é preciso que o técnico que vá realizar o serviço já tenha muitos anos de experência em seu curriculo. Aqui ele precisa estar afinado com o sistema e assim reconhecer, identificar e contornar as dificuldades que se apresentam e isso só se consegue com muito tempo de serviço.

A Intervalo ABC recuperação de dados é uma empresa que foi fundada em 1991 e mesmo alguns anos antes disso, seus fundadores já trabalhavam com recuperação de dados. Nossos técnicos são profundos conhecedores do sistema RAID e suas muitas configurações. Não importa se são pequenos sistemas formados por dois ou três discos rígidos IDE ou sistemas com mais de vinte HD's SCSI ou SATA e muitos terabytes de informação.

As taxas de sucesso em recuperação de dados em sistemas RAID variam muito dependendo da configuração geral de todo sistema, tipo de defeito(lógico ou físico) e principalmente se os próprios usuários ou pessoas não habilitadas fizeram alguma tentativa de recuperação. Somos orgulhosos pelo fato de termos uma das taxas mais altas de sucesso na recuperação de arquivos nesse tipo de sistema ao longo desses anos.

Estas são algumas das razões que fizeram de nossa empresa uma das mais reispeitadas no ramo, atendento desde pequenos negócios de família, passando por multinacionais, universidades e agências governamentais, etc, sempre com a certeza da satisfação total de nossos clientes.

IMPORTANTE

As estatísticas comprovam que 7 em cada 10 sistemas RAID que não puderam ser recuperados foi porque os próprios usuários tentaram fazer sua restauração antes de chamar uma empresa especializada no assunto.

Mesmo usuários muito experiêntes não tem condições nem recursos adequados para conseguir realizar a recuperação de arquivos perdidos num sistema assim.

Algumas razões para problemas com RAID: Defeito no disco rígido, sistema operacional corrompido, ataque de vírus, perda da configuração do registro do servidor, e o mais comum de todos, erro humano.

Quase sempre, quando o cliente nos apresenta o problema, já houve uma série de tentativas de recuperação antes feitas por ele mesmo como, reiniciar o sistema, varredura dos discos rígidos, instalação ou re-instalação de programa anti-vírus após ataque de vírus, tentar voltar a um ponto de restauração do sistema e outras coisinhas mais.

Não tente nada disso que foi citado acima. Se você notou algum tipo de erro incomum, ou o sistema não está dando o Boot e você já tentou iniciar novamente e não teve resultado, é bom parar por aí. Lembre-se que os arquivos gravados nos discos são muito importantes e podem ser perdidos para sempre. A recuperação de dados numa situação assim é crítica e só deve ser tentada por especialistas.

Processo de recuperação RAID: criado para o sucesso

A quantidade de programas, equipamentos e processos habilitados para recuperação avançada de dados em sistemas RAID é tão grande que daria para preencher vários livros. Sendo assim o melhor a fazer é seguir algumas etapas básicas mas que sempre dão resultado. Tenha certeza que a empresa a ser escolhida para realizar o serviço possui as ferramentas necessárias, técnicos experiêntes e clientes satisfeitos e se for possível entre em contato com alguns deles, ninguém melhor que o próprio cliente para dar uma indicação positiva ou negativa sobre qualquer empresa.

Primeiramente é necessário descobrir se o(s) disco(s) rígido(s) precisam de algum tipo de reparo mecânico, elétrico ou eletrônico para voltar a funcionar, nem que seja por alguns instantes apenas. Um número significativo de recuperações em RAID envolve discos rígidos com defeito físico e esses consertos devem ser feitos em laboratório com sala limpa classe 100. Nesses casos pode-se substituir cabeças de leitura/gravação que estejam quebradas, troca de motor queimado ou substituição de componentes eletrônicos.

Além de defeitos físicos, os discos rígidos podem apresentar também defeitos lógicos ou seja, o HD está funcionando perfeitamente mas não é possível acessa-lo. Aqui o HD pode ter perdido seu firmware, pode estar com defeito na trilha zero, perdeu a escrita de fábrica que faz com que ele seja reconhecido pelo sistema, etc. Empresas sérias em recuperação de dados como a Intervalo ABC usam ferramentas específicas para software/hardware e assim diagnosticar o problema e reparar ou substituir o firmware e a escrita de fábrica deixando o HD acessivel.

Com o HD acessivel, o próximo passo é criar uma imagem desse HD, o que vai possibilitar criar um clone seu em um outro HD novo, esse HD novo será uma cópia exata daquele original com todos arquivos de sistema e dados que estavam no primeiro. Após testar esse clone e verificar se tudo realmente funciona perfeitamente e se todos arquivos foram salvos e estão seguros então voltamos para o primeiro HD e com outra ferramenta vamos re-escrever toda a mídia e deixa-lo como se nunca tivesse sido usado, nesse ponto se o HD tiver algum defeito oculto que até agora não tinha aparecido essa ferramenta vai detectar e tentará consertar e se não for possível então esse disco não deve continuar a ser usado e por outro lado se o HD passar no teste podemos clonar tudo de volta para ele e voltar a usa-lo normalmente.

A recuperação de dados usando a imagem de um HD requer o uso de técnicas avançadas, algumas específicas para configurações RAID. Se arquivos corrompidos forem encontrados durante a restauração então serão usadas técnicas para descorromper e testar novamente esses arquivos, algumas dessas técnicas são automáticas, descorrompendo blocos inteiros de arquivos e outras são manuais, em que cada arquivo é restaurado individualmente.

Após esse processo será criada uma lista com todos os arquivos que podem ser recuperados. Essa lista é entregue a nosso cliente que pode assim verificar se os arquivos que ele precisa serão recuperados.

Caso a lista esteja de acordo com as necessidades de nosso cliente então nossos técnicos continuarão o processo de recuperação empregando uma série de técnicas sofisticadas. É durante esta fase do processo de recuperação que a experiência e a aptidão de nossos especialistas tem um papel fundamental. Em muitos casos de recuperação de dados, particularmente em sistemas RAID, devido à sua complexidade, o tempo de experiência e o sentido apurado do técnico para o comportamento de cada tipo e modelo de disco rígido pode fazer a diferença entre uma recuperação bem sucedida ou não. Mesmo com equipamentos avançados e a mais recente tecnologia de softwares, a experiência e habilidade do técnico tem o papel mais importante na recuperação de dados.

Quando o processo de recuperação dos dados terminar então usaremos técnicas automáticas e manuais afim de testar os arquivos e assim assegurar que nosso cliente receba seus dados integros e prontos para serem re-instalados em seu sistema.

Nesse momento nosso cliente pode escolher se vai querer os dados de volta gravados em CD, DVD ou outro disco rígido.

Por segurança, nós mantemos os arquivos recuperados em nosso sistema até que nosso cliente sua faça a re-instalação e tenha certeza que está tudo certo.

Os valores que cobramos garantem à nossos clientes a melhor relação custo/benefício.

Um ponto delicado na recuperação de dados é quanto ao valor que deverá ser pago pelo serviço. Por se tratar de um trabalho altamente especializado e que envolve o uso de equipamentos muito sofisticados e caros, é muito comum um serviço assim custar várias centenas de reais. Sempre tentamos fazer com que a recuperação dos arquivos fique o menos onerosa possível mas, dependendo da situação, principalmente se for um problema de defeito físico, isso não será possível e custo não será baixo.

Se não houver recuperação nada será cobrado.

São raros os casos em que não temos sucesso na recuperação dos arquivos que nossos clientes precisam, na verdade menos de 3% dos casos porém, quando isso acontece, nosso cliente não paga nada.

Sem programa de backup.

Em muitos dos casos de sistemas RAID que nos chegaram para recuperação de dados, não havia uma programação de backup eficiente ou pior ainda, não havia programação nenhuma, simplesmente porque o gerente ou usuários da área acreditavam que o sistema era tão confiável que não requeria tal procedimento. Infelizmente as coisas não são bem assim e os sistemas RAID também são vulneráveis e sem cópias de segurança com certeza problemas sérios são apenas uma questão de tempo.

Estudo de casos de recuperação em RAID
RAID
Intervalo ABC - Recuperação de dados
Av. Valentim Magalhães, 525 - Santo André - SP
CEP: 09120-000 - Fone: 11- 4458 0615