Recuperar disco rígido HGST

Recuperação de dados de discos rígidos HGST.

Recuperar disco rígido HGST

A HGST (Hitachi Global Storage Technologies) é considerada a empresa que fabrica os discos rígidos mais confiáveis do mundo.

A partir de 2012 a Hitachi / HGST (Hitachi Global Storage Technologies), passou a ser controlada pela Western Digital, porém a tecnologia e a arquitetura usadas na fabricação das unidades continuam sendo da Hitachi / HGST.

Vale ressaltar que após a aquisição da HGST pela Western Digital, a tecnologia HGST também foi assimilada de forma que agora vemos drives HGST externos dentro de cases Western Digital, com adesivos da Western Digital, mas os discos rígidos são HGST!

Além disso, agora estamos vendo discos rígidos He+ (He+) patenteados pela HGST sendo lançados com um adesivo Western Digital. A Western Digital, com esta mudança acrescentou na sua lista os discos de excelente qualidade da HGST, dando um forte golpe à concorrência.

Deve-se dizer também que a HGST foi a primeira empresa a fabricar discos rígidos usando o gás Hélio em seu interior. A razão pela qual a empresa passou a usar esse gás nobre é o fato de o hélio ter menos atrito que o oxigênio, resolvendo assim o problema da densidade. Dessa forma, os engenheiros do HGST conseguiram armazenar uma quantidade maior de dados no mesmo espaço e, desde então, discos com capacidades superiores a 8 TB utilizam hélio em seu interior.

O problema mais comum dos discos rígidos HGST

O problema mais comum com os discos HGST e que na verdade acontece com qualquer marca e modelo de HD é com as cabeças de leitura / gravação que costumam apresentar problemas após algum tipo de acidente, como uma queda, por exemplo. O bom é que a qualidade dos pratos HGST é muito boa, por isso normalmente podemos recuperar os arquivos mesmo nos casos extremos deste tipo.

Se a sua unidade apresentar esses problemas, aqui na ABCHD poderemos recuperar seus dados. Em nosso laboratório dispomos de Sala Limpa totalmente equipada, que nos permitem intervir nestes discos e tomar as medidas necessárias para recuperar os seus arquivos.

Os discos rígidos HGST também são propensos a corrupção na zona de firmware do disco rígido, tornando os dados do disco rígido inacessíveis. Normalmente, quando isso acontece, a unidade trava por alguns segundos enquanto o BIOS tenta reconhecê-la. A unidade pode então ser reconhecida corretamente, não ser reconhecida ou ser reconhecida com nome e capacidade incorretos. Se for reconhecido corretamente, seu desempenho diminuirá drasticamente antes que a unidade falhe completamente. Neste caso, os dados podem não estar acessíveis e podem aparecer mensagens de erro de E/S. Se forem identificados incorretamente, você poderá ver capacidade zero ou incorreta. Se você tentar iniciar o computador a partir desse disco, deverá ver erros como “Primary Master Hard Disk Fail” ou “Nenhum sistema operacional encontrado” ou “S.M.A.R.T. Capable But Command Failed” ou “Disk boot failed. Insira o disco do sistema e pressione Enter ” ou “Disco rígido não reconhecido” ou “Falha na montagem da unidade” ou algo semelhante. Em todos esses casos podemos recuperar dados do seu disco.

Sinais de discos rígidos HGST com problemas físicos

Nos drives HGST é possível que, uma vez iniciados os discos girem e as cabeças batam desde o início. Na maioria das vezes, isso é um sinal de cabeças danificadas. Ao contrário do comportamento das unidades de outras empresas, as unidades HGST com cabeçotes danificados não param e continuarão a girar. Se for esse o caso, é muito importante diagnosticar corretamente a unidade para descartar a possibilidade de o problema ser causado por um bug de firmware ou problema de PCB, que também pode causar cliques.

Os cabeçotes normalmente estacionam na rampa especial fora da área do prato, mas muitas vezes após um erro ou finalização anormal, não conseguem retornar à área de descanso e permanecem sobre a superfície do prato.

Imediatamente após a rotação, as cabeças aderem à superfície e são impossíveis de serem liberadas sem o equipamento e a experiência adequados. Não abra o disco sozinho – você danificará os pratos e o disco ficará irrecuperável. Finalmente, um problema clássico com esses discos (assim como com todos os outros discos, de todos os fabricantes) é o dos setores defeituosos. Depois de algum tempo, os pratos nos quais os dados estão gravados começam a se desgastar (“degradação”) e aparecem setores defeituosos. Quando o drive tenta ler tais partes da superfície, ele pode “congelar” sua operação, ou ruídos estranhos como “arranhões”, leves tiques ou até mesmo ruídos ressonantes podem ser ouvidos. Assim que o HD começar a apresentar tais sintomas, é muito importante que você interrompa imediatamente o funcionamento e entre em contato para um diagnóstico gratuito. Quaisquer outras tentativas que você fizer aumentarão os problemas que a unidade já possui e reduzirão a quantidade de dados recuperáveis. Em nosso laboratório usamos ferramentas de clonagem especializadas que têm a capacidade de contornar as partes danificadas da superfície e ler os dados íntegros.

Fale com nossos especialistas

Agilidade, segurança e eficiência de quem possui a maior taxa de sucesso do segmento. Análises Emergenciais em até 2H.

×