Recuperar HD Seagate
Recuperação de dados de HD Seagate.
Recuperar HD Seagate
A Seagate é um dos maiores e mais antigos fabricantes de discos rígidos. A empresa ganhou força significativa quando comprou a rival Maxtor por cerca de US$ 2 bilhões em 2006 e em 2012 também comprou a divisão de discos rígidos da Samsung. As unidades Samsung agora trazem o logotipo da Seagate (embora a tecnologia e a arquitetura ainda sejam da Samsung).
Os discos da série **DM** (família Grenada, etc.., por exemplo, ST3000DM001, ST2000DM001, etc.) são considerados uma das famílias de discos de pior qualidade. Suas partes mecânicas (as cabeças de leitura/gravação) são de má qualidade, o material dos pratos se desgasta rapidamente resultando na destruição das superfícies onde os dados são gravados, enquanto os discos apresentam muitos problemas em seu Firmware também.
Além disso, os drives das séries **LM035 e **LM007 (geralmente com 1 TB e 2 TB respectivamente, por exemplo, ST1000LM035 e ST2000LM007), bem como os drives externos com o logotipo Maxtor e outros, pertencem à família Rosewood e são alguns da série de discos rígidos de baixa qualidade da empresa. Infelizmente, eles são particularmente bastante difundidos devido ao seu preço acessível. Estes discos, embora de funcionamento extremamente rápido, apresentam problemas relacionados com a superfície dos dados e são particularmente propensos a danos na superfície, que normalmente são totais e tornam os discos irrecuperáveis.
Outro dos problemas que enfrentamos na recuperação de dados dos discos rígidos Seagate é o fato de o fabricante, a partir de 2015, bloquear o acesso ao microcódigo interno do disco, pelo o que é impossível acessá-lo e portanto, muitos vezes a recuperação é impossível. A ABCHD Recuperação de Dados, com a ajuda da GDRA (Global Data Recovery Alliance – um grupo fechado dos melhores engenheiros de recuperação de dados do mundo), conseguiu e criou seu próprio software que nos permite acessar o microcódigo interno desses discos.
Os discos rígidos Barracuda 7200.11 e 7200.12, especialmente os ST31000340AS e ST3500320AS, estão falhando em um ritmo frenético e enfurecendo os fãs leais da empresa. Um BUG no microcódigo do firmware dessas unidades, que causa o infame “Bricking”, apareceu nessas unidades no final de 2008 e a empresa fez o recall desta série de unidades. Mas já era tarde porque milhões de peças foram vendidas no mercado global (devido ao seu bom preço) e como resultado muitos utilizadores enfrentaram um enorme problema. O disco está funcionando normalmente, quando após uma reinicialização o disco irá travar e não será reconhecido pelo seu computador (nem pelo BIOS). Em outras palavras, o disco recebe energia, gira, mas não é reconhecido. Na ABCHD temos uma solução para este problema e podemos resolvê-lo sem a necessidade de abrir o disco (sua garantia é preservada).
Os erros típicos das unidades Seagate incluem
Seagate Momentus
Sofre desgaste superficial prematuro.
Seagate U Series
Erros frequentes do motor.
Seagate Cheetah
Erros frequentes de firmware.
Seagate Barracuda
Problemas frequentes de firmware, motor e cabeçote
Seagate Rosewood
Problemas frequentes com cabeçotes, superfície, firmware + aderência muito frequente
As unidades Seagate são vulneráveis a flutuações de tensão. Nestes casos a parte do HD atingida é a sua placa lógica. Esta placa contém dados exclusivos para cada unidade, o que significa que muito raramente você simplesmente trocará a placa e a unidade funcionará novamente. Esses dados exclusivos precisam ser transferidos do paciente para o doador para que o disco reconheça sua identidade e funcione normalmente. Na maioria dos casos o chip do motor queima (chip SMOOTH). Se isso acontecer, o computador será desligado, você sentirá um cheiro de queimado e, ao reiniciar o computador, o disco não iniciará.
Este caso, em que o disco não arranca, também pode significar um motor preso ou danos na superfície dos pratos. A recuperação dos dados nestes casos só pode ser feita se o disco for aberto na sala limpa e trabalharmos dentro dele.
Nos discos rígidos da Seagate, nesses casos é possível ouvir as cabeças batendo dentro do HD.
Seagate impulsiona recuperação de dados
O que acontece na verdade é que esse é um problema comum nestes discos (assim como de todos os outros discos, de todos os fabricantes) que é o dos Setores Ruins. Depois de algum tempo, os pratos nos quais os dados estão gravados começam a se desgastar (“degradação”) e aparecem setores defeituosos.
Quando o drive tenta ler essas partes da superfície, ele pode “congelar” sua operação, ou ruídos estranhos como “arranhões”, leves tiques ou até mesmo ruídos ressonantes podem ser ouvidos. Assim que o drive começar a apresentar esses sintomas, é muito importante que você tente fazer o backup dos arquivos o mais rápido possível.
Se não conseguir fazer a cópia dos arquivos então o certo a fazer é desligar o drive e não ligar novamente.
Se os arquivos são importantes e você precisa deles de volta jamais tente fazer a recuperação por conta própria. Qualquer tentativa equivocada que você fizer só aumentara os problemas que a unidade já tem e reduzirão a quantidade de dados recuperáveis. Em nosso laboratório, usamos ferramentas de clonagem específicas que têm a capacidade de contornar essas partes danificadas da superfície e ler os dados íntegros. Geralmente, esse é o único método pelo qual é possível recuperar dados de unidades Seagate. Não é raro chegarem até nós discos rígidos em que foram realizadas diversas tentativas de recuperação. Muitos desses HDs chegam já abertos e aí um serviço de recuperação de arquivos que seria relativamente simples se torna impossível de fazer.
Fale com nossos especialistas
Agilidade, segurança e eficiência de quem possui a maior taxa de sucesso do segmento. Análises Emergenciais em até 2H.