Recuperação de arquivos perdidos.

 

Recuperação de dados de HD IBM/Hitachi

Recuperar HD IBM/Hitachi


As unidades IBM/Hitachi DeskStar têm uma péssima reputação devido a falhas mecânicas graves. Não é por acaso que eles foram chamados de DeathStar em vez de DeskStar. A IBM/Hitachi introduziu nesta série de drives a tecnologia revolucionária - para a época - onde utilizavam pratos de vidro (ver imagem abaixo), que podiam suportar velocidades de rotação mais elevadas. Demorou 3 anos desde a apresentação desta tecnologia (em 2000) para lançar um disco com capacidade maior do que os escandalosos 75GB para a época. No entanto, os problemas mecânicos que esses discos apresentavam valeram-lhes o apelido de Estrela da Morte.

Recuperar dados de HD IBM/Hitachi

O problema mecânico mais comum e ao mesmo tempo mais sério é conhecido como “Deskstar Click Of Death”. Os chamados "cliques da morte" são caracterizados pelo som de "arranhões" da IBM/Hitachi junto com bipes e cliques. Este dano é um dos casos mais difíceis na recuperação de dados e caso você possua tal disco recomendamos que fale imediatamente com um técnico para orientá-lo sobre o que é melhor fazer. Acredita-se que a causa dessas falhas sejam as cabeças dos discos, que são do tipo Giant MagnetoResistance. A forma como essas cabeças funcionam provoca contaminação nos pratos que por sua vez provoca os “cliques da morte”. Se você tentar iniciar o computador a partir desse disco, receberá mensagens de erro como "Falha no disco rígido principal", "Nenhum sistema operacional encontrado", "S.M.A.R.T. capaz, mas o comando falhou" ou algo semelhante. É muito importante neste momento que você não aplique mais energia ao drive e entre em contato para um diagnóstico gratuito. Novas tentativas de ler dados deste disco podem significar que seus arquivos se tornarão irrecuperáveis.


Erros típicos de discos IBM/Hitachi

Outra falha típica das unidades IBM/Hitachi são as falhas em sua placa. As unidades IBM/Hitachi são suscetíveis a superaquecimento e flutuações de tensão, o que pode causar queima do motor ou dano ao chip da placa. Neste caso, você terá a sensação de cheiro de queimado. Na próxima vez que você iniciar o computador, o disco não iniciará. Neste caso você pode tentar trocar a placa por uma funcional de um disco do mesmo modelo, mas as chances de obter dados são quase nulas. A placa do disco doador pode travar, fazendo com que o disco nem sequer gire. A razão é que as placas dos discos rígidos modernos estão emparelhadas com os cabeçotes de cada unidade. Portanto, cada placa é exclusiva para cada unidade.


Aqui na ABCHD Recuperação de Dados reprogramamos as placas para que contenham todas as informações necessárias para que a NVRAM seja compatível com o disco em questão, utilizando software e equipamentos especializados.


Recuperar arquivos HD IBM/Hitachi todos tamanhos

Como dissemos antes, o problema mais comum para unidades IBM/Hitachi é quando há bipes e a unidade trava. O disco gira e as cabeças batem novamente. Na maioria das vezes, isso é um sinal de cabeças danificadas. Se for esse o caso, é muito importante diagnosticar corretamente a unidade para descartar a possibilidade de o problema ser causado por um bug de firmware ou problema de PCB, que também pode causar cliques.


Recuperação de dados de discos IBM/Hitachi

Os cabeçotes normalmente estacionam na rampa especial fora da área do prato, mas muitas vezes após um erro ou finalização anormal, não conseguem retornar à rampa e permanecem na superfície dos pratos. É impossível liberá-los sem o equipamento adequado e a experiência necessária. Não abra o disco sozinho - você danificará os pratos e o disco ficará irrecuperável.


Por fim, um problema clássico destes discos (assim como de todos os outros discos, de todos os fabricantes) é o dos Setores Ruins. Depois de algum tempo, os pratos nos quais os dados estão gravados começam a se desgastar (“degradação”) e aparecem setores defeituosos. Quando o drive tenta ler tais partes da superfície, ele pode “congelar” sua operação, ou ruídos estranhos como “arranhões”, leves tiques ou até mesmo ruídos ressonantes podem ser ouvidos. Assim que o HD começar a apresentar tais sintomas, é muito importante que você interrompa imediatamente o funcionamento e entre em contato para um diagnóstico gratuito. Quaisquer outras tentativas que você fizer aumentarão os problemas que a unidade já possui e reduzirão a quantidade de dados recuperáveis.

Em nosso laboratório usamos ferramentas de clonagem específicas que têm a capacidade de contornar as partes danificadas da superfície e ler os dados íntegros. Geralmente, esse é o único método pelo qual é possível recuperar dados de unidades IBM/Hitachi.


Você pode ver todos os modelos de discos rígidos da IBM/Hitachi dos quais recuperamos clicando aqui.